O nome ALCAR é homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho responsável, em 1908, pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. ALCAR identifica o grupo que constituiu a Rede Alfredo de Carvalho (Rede ALCAR), em 2001, durante reunião na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, para os propósitos de preservar a memória da mídia brasileira e preparar as comemorações dos seus 200 anos. Em 2008, ano do bicentenário, a assembleia reunida durante o 6º Encontro Nacional da Rede ALCAR, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ, decidiu fundar a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e manter o nome ALCAR.

A partir de então, a Associação alterou a periodicidade dos seus eventos científicos: em anos pares acontecem os regionais e nos anos ímpares há um único e grande encontro nacional. A Associação edita um boletim eletrônico mensal, o Jornal ALCAR, duas edições anuais da Revista Brasileira de História da Mídia e estimula a organização de publicações impressas e digitais.

Nesta edição, o Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia acontecerá nos dias 25 e 26 de Outubro de 2018 na Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Serão nove Grupos Temáticos que se distribuem em:

História do Jornalismo
História da Publicidade e da Comunicação Institucional
História da Mídia Digital
História da Mídia Impressa
História da Mídia Sonora
História das Mídias Audiovisuais
História da Mídia Visual
História da Mídia Alternativa
Historiografia da Mídia

Para os GTs, são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós- graduação.

Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento podem submeter trabalhos até 24 de setembro de 2018.

O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento.

Anúncios